sábado, 19 de julho de 2008

Gothia Cup

Em Gotemburgo Jogamos a Gothia Cup. O torneio foi sensacional! O nível dos clubes Europeus e de todo o mundo é realmente elevado e nossos times sofreram com o cansaço e a longa bateria de jogos. A experiência foi muito boa para nossos atletas, pois estiveram envolvidos numa competição com equipes de alto nível como: Cruzeiro (BRA), Valência (ESP), Galatasaray (TUR), Cruz Azul (MEX), Dallas (EUA), entre outros.




Tivemos também a presença dos pais para dar aquele apoio! Silvia e Nelson (Nicholas Chamma) acompanharam dois jogos em Gotemburgo e estiveram conosco em alguns passeios de bonde pela cidade. Obrigado pela positiva presença de vocês!





O evento de abrtura foi de tirar o fôlego! Vejam as fotos de Gotemburgo abaixo:



























Helsinki Cup - Ultimos Jogos

O acesso a internet tem sido dificil nos últimos dias. Seguem alguns resumos de alguns dos jogos de Helsinki.

C15

Entramos em campo pela manhã contra o FC Espoo disputando a liderança do grupo. Nosso time começou o jogo sonolento e permitiu que o adversário comandasse as ações. Numa bola parada o adversário abriu o placar de cabeça, 1 a 0. Era o primeiro gol que sofríamos no campeonato e acabamos sentido o fato de estar atrás no placar... Em outra bobeira da zaga sofremos o segundo gol numa cobrança de escanteio rasteira. No segundo tempo conseguimos equilibrar o jogo e até tivemos boas chances de empatar, mas o adversário defendeu bem e segurou o resultado até o apito final. 2 a 0.

Na partida seguinte, a noite, enfrentamos o Gnistan precisando de um empate para garantir a classificação para as oitavas de final da taça de ouro. O jogo foi novamente no Finnair Stadium onde o campo é bem largo e favorece nosso toque de bola. Dominamos as ações desde o início e criamos muitas situações de gol. Nicholas Mizhary com dores na coxa desfalcou o time, mas nosso ímpeto ofensivo não foi prejudicado. Thomas, João Bulus e Felipe Cunha tiveram boas chances mas esbarraram na boa atuação do goleiro adversário. No final, controlamos a posse de bola e garantimos o resultado que interessava: 0 a 0. Estávamos nas oitavas de final (classificados entre os 16 melhores times da Helsinki Cup).

Oitavas de Final

No dia seguinte enfrentamos o Soudet (FIN) pelas oitavas de final da competição. O adversário pouco ameaçou nossa bem postada defesa no primeiro tempo. Peluso, Ignácio e Michael estavam muito seguros nas bolas altas e davam tranqüilidade ao meio-campo. Lá na frente criávamos chances mas não concluíamos bem... Até que no último lance do primeiro tempo Thomas acertou uma cabeçada no contrapé do goleiro. 1 a 0! Fomos para o intervalo cheios de moral. Mizhary ainda com dores na coxa deu lugar a Filippo no ataque.

Com essa formação cadenciávamos o jogo e por pouco não ampliamos com boa cobrança de falta de Arthur. Nos minutos finais a sorte, que nos acompanhou lado a lado até então, mudou de lado. Após uma seqüência de bolas alçadas na nossa área, João tentou cortar uma bola e teria atingido o adversário dentro da área! O árbitro não hesitou e marcou pênalti! O lance foi duvidoso e ocorreu nos últimos SEGUNDOS da partida! O advrsário cobrou e empatou, 1 a 1. A vaga na semi-final seria decidida nos pênaltis. Após as 5 cobranças perdemos pelo placar de 3 a 1. Nicholas Chamma ainda defendeu 2 penaltis de forma excepcional, mas infelismente nossa falta de precisão nas cobranças deu a vitória ao adversário. Nos despedimos do torneio de cabeça erguida após boa campanha em 6 jogos (3 vitórias, 2 empates e 1 derrota).




























terça-feira, 8 de julho de 2008

Helsinki Cup


Chegamos a Helsinki após longa viagem (16hs) de Navio. O campeonato começou a todo vapor para as duas equipes. Segue o resumo dos jogos:

Jogos de Estréia



Nossas duas equipes tiveram o prazer de disputar o jogo de estréia no principal estádio do torneio! O Finnair Stadium tem capacidade para 10.000 espectadores e foi presenteado com um toque de futebol arte trazido por nossos meninos.

A equipe dos meninos mais velhos (Esporte União RJ - B17) entrou em campo primeiro contra o Honka Magic (FIN). A equipe local sofreu pressão desde o início, com destaque para Augusto no apoio pela direita e Igor na armação. JP bateu duas ótimas faltas, mas não conseguimos abrir o placar. Após passar o jogo todo em cima do adversário, sofremos um contra-ataque mortal faltando 3 minutos para o fim da partida... 1 a 0.


Nosso lema é sempre ter raça até o final! Sem pestanejar, partimos para cima nos momentos finais. Após cruzamento na área, Juan Pablo cabeceou e após o rebote do goleiro o próprio Juan Pablo com muito oportunismo empurrou para dentro! Final 1 a 1.



A equipe mais jovem (Esporte União RJ - C15) enfrentou a equipe KP-75 (FIN). Os Finlandeses trocavam bons passes até chegar na nossa intermediária, porém marcávamos bem no meio-campo impedindo sua progressão. Arthur e Filippo eram os destaques na armação e Nicholas Mizhary infernizava o adversário com muita velocidade no ataque. O jogo ficou no 0 a 0 até os 5 minutos finais, quando Thomas em belíssima jogada individual acertou um foguete de fora da área no ângulo! Golaço! Daí em diante foi só segurar o placar nos minutos finais... 1 a 0 placar final.


 

O dia de hoje (08/Jul) começou com mais jogos:

 B17

 Enfrentamos a equipe KSF (FIN) pela segunda rodada. O adversário não intimidou desde o primeiro minuto. Nosso time cadenciou a partida e criou situações de gol principalmente com chutes longos. Numa dessas oportunidades Lucas Bulus, num belo chute, finalizou cruzado de esquerda marcando 1 a 0! Com o jogo sob controle, administramos bem o resultado no segundo tempo até Távora marcar um golaço num potente chute de fora da área! Placar final 2 a 0.

 

A segunda Partida do dia para o B17 foi contra o Atlantis FC (FIN). O campo tinha dimensões pequenas e um gramado um pouco castigado, o que prejudicou muito a troca de passes dos nossos jogadores. A adversário, mais adaptado às condições, pressionava em bolas alçadas na nossa área. Numa cochilada geral da nossa defesa permitimos que abrissem uma diferença de 3 gols no primeiro tempo! Após acertar o posicionamento, equilibramos as ações no segundo tempo. Falta de precisão e de sorte faziam com que a bola não entrasse nas nossas finalizações. Depois de muito esforço diminuímos com um gol de Távora de cabeça após rebote de outra cabeçada de Igor. Placar final 3 a 1. um jogo para esquecer...

 

C15

Começamos o dia enfrentando o FC Kontu (FIN) também num campo pequeno. O adversário se fechava na defesa com eficiência e pouco ameaçava nossa bem postada defesa. Michael cortava todas as bolas pelo alto lá atrás. Num arranque a partir do meio-campo no minuto final do primeiro tempo, Arthur bateu rasteiro no canto. 1 a 0!  No segundo tempo o adversário se animou e fez com que Nick "Flammes" Chamma fizesse 3 ótimas defesas. Num contra-ataque fatal aos 15min matamos o jogo com um belo gol de Ferraz (jogando de atacante) cara a cara com o goleiro. Placar final 2 a 0.

 

Mais tarde enfrentamos o Gr IFK (FIN). Sabíamos que o adversário tinha 2 vitórias na competição e entramos 100% ligados e dispostos a vencer. Foi sem dúvidas o jogo mais difícil que tivemos, com destaque para Katz na armação das jogadas com seus passes precisos, Ignácio e Peluso na marcação e Jacaré, que aos 10min abriu o placar de cabeça após escanteio cobrado por Arthur. 1 a 0. O jogo seguia duro no segundo tempo, porém conforme o adversário saía mais para o jogo, deixava mais espaços para o contra-ataque. Numa boa escapada pela esquerda, Thomas bateu cruzado de canhota! 2 a 0 placar final.

Para conferir a tabela de classificação visite:

B17  >> http://www.turnauspalvelu.fi/hc2008/lohko_17_6.html

C15  >> http://www.turnauspalvelu.fi/hc2008/lohko_15_8.html





Em breve mais resumos e fotos!

Sds,

Gustavo Dias





sexta-feira, 4 de julho de 2008

Stockholm Soccer Festival


Equipe 18 anos

O torneio começou para a equipe 18 anos pouco após sua chegada em Estocolmo. Os Meninos saíram do aeroporto direto para o alojamento no complexo esportivo que é sede do evento.



Nossa equipe apresentou um futebol de primeira qualidade no jogo de estréia contra uma equipe local. O ritmo do jogo foi muito acelerado e marcamos 2 no primeiro tempo com Távora e Guilherme. Igor se destacava no meio campo e Jacaré (emprestado da equipe de 15 anos) segurava todas na zaga. Após o intervalo sofremos um gol mas seguramos o placar até o apito final. 2 a 1!

Os dois jogos seguintes aconteceram na manhã de hoje (04/Jul). No primeiro empatamos em 1a1 e no segundo vencemos por 2 a 1. Guilherme, Távora e JP marcaram nossos gols e com o resultado nos classificamos para a semi-final.

Iniciamos a semi-final sofrendo com o cansaço e com o calor. Muitos joadores sentiam dores musculares em virtude da intensa maratona de jogos do dia. O adversário trocava passes com eficiência e o placar de 0 a 0 no intervalo foi "lucro". O segundo tempo começou com o mesmo panorama, porém aos 5 min Igor aproveitou uma sobra na entrada da área e de bico marcou o primeiro gol da partida. O adversário não se abateu e continuou pressionando. Acuados, fomos dominados no meio-campo e não conseguimos resistir à presão. A virada foi inevitável e perdemos por 2 a 1.

O saldo da competição foi positivo, pois nossos jogadores mostraram-se bem adaptados ao estilo de jogo dos europeus. Bola pra frente e que venham os próximos desafios em Helsinki.


Equipe 15 anos

Nosso time estreou no campeonato contra uma equipe de Estocolmo (Hasselby SK). O adversário mostrou boa capacidade técnica com toques rápidos e marcação forte. Porém, nosso posicionamento defensivo estava simplesmente perfeito e conseguimos anular todas as suas tentativas. Com um gol em cada tempo (João Bulus e Thomas), fechamos a estréia com vitória por 2 a 0!



O segundo jogo foi contra uma equipe finlandesa (Arsta AIK). O adversário se posicionava de forma agressiva na defesa, movendo sua linha de impedimento até quase o meio-campo. Como temos dois atacantes rápidos, forçamos jogadas em profundidade e liquidamos a partida. Nick Mizrahy (2), Thomas (2) e Lucca marcaram e garantiram a goleada por 5 a 0.



A maratona de jogos foi muito intensa no primeiro dia. O terceiro jogo previsto no calendário seria contra uma equipe brasileira que faz parte do Esporte União de São Paulo. Após conversa entre os técnicos o jogo foi cancelado devido ao cansaço dos atletas e, com isso, estávamos classificados para a semi-final.



Entramos na semi-final confiantes hoje pela manhã (04/Jul). O jogo foi tenso e o adversário (Alvsjo AIK) pressionava com bolas aéreas e jogadas de linha de fundo. Jogamos essa partida já com o reforço de Arthur e Ignácio que chegaram no dia anterior com o grupo 02.

Depois de 2 tempos de 25 minutos de chances para os dois lados, o jogo terminou empatado em 0 a 0. Prorrogação de 10 minutos com golden gol (quem marca primeiro vence)!

Aos 5 minutos da prorrogação, Ignácio recuperou uma bola perdida por nick mizrahy na direita e partiu para a jogada individual. Após dividida com o adversário, a bola sobrou para Arthur que cruzou na medida para Thomas marcar o gol da vitória! Todos no banco de reservas invadiram o campo para comemorar. Estávamos na Final!


Final (Esporte União x Hasselby SK)

Na final enfrentamos novamente a equipe da estréia. O adversário derrotou uma favorita equipe francesa nos penaltis e chegou embalado para a revanche. Com uma performance sólida na defesa (destaque para Michael e Peluso sempre firmes na cobertura) e precisa no ataque (Nicholas Mizrahy estava impossível!) vencemos novamente! Mais uma vez por 2 a 0 (Mizrahy e Thomas). Daí pra frente foi só correr para o abraço e comemorar o título do torneio Stockholm summer games!



Nicholas Mizrahy foi eleito o melhor jogador da final e nossa campanha foi de 4 jogos, 4 vitórias, 10 gols marcados e nenhum gol sofrido.

Parabéns atletas!






Sds,

Gustavo Dias


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Torneios Europeus 2008

Em Junho de 2007 nossa equipe disputou seu primeiro torneio Internacional (USA CUP). A experiência adquirida nos Estados Unidos foi muito importante e hoje um novo desafio está lançado: Os torneios da Escandinávia!

Na Europa os campeonatos juvenis de Futebol tem grande projeção. A Helsinki Cup, disputada em Helsinki na Finlândia, reúne grandes equipes locais e de toda a Europa. A Gothia cup, disputada em Gotemburgo na Suécia, envolve equipes dos 5 continentes e o evento de abertura no Estádio Olímpico de Gotemburgo (Ulevi Stadium) conta com a presença de 45 mil espectadores e uma super-produção a altura de uma copa do mundo. Trata-se da maior competição de futebol amador do planeta!

A participação Brasileira com o grupo Esporte União já é uma tradição desde 1990. Professores de escolas de São Paulo e Rio de Janeiro embarcam nessa jornada há 18 anos por acreditar que a experiência nos torneios e passeios é inigualável. No ano de 2006 tive a oportunidade de integrar a equipe de professores com dois alunos da EARJ. A organização da viagem me impressionou e os torneios realmente são fantásticos.

Gostaríamos de convidá-los para a apresentação do Projeto Torneios Escandinavos, uma oportunidade para os alunos da Escola Americana de participar em competições internacionais de futebol em Julho de 2008.

Caso não possa comparecer a reunião por algum motivo, entre em contato conosco para marcarmos outra data e horário. Dúvidas e perguntas também podem ser enviadas por e-mail.

Nos vemos em breve!

Saudações,

Coach Gustavo Dias
gustavo.dias@earj.com.br