quarta-feira, 22 de julho de 2009

Taça de Prata (EARJ 2)

A equipe EARJ 2 se classificou em terceiro lugar na fase de grupos e disputou o playoff B (Taça de Prata).

PRIMEIRO ROUND

O primeiro desafio nos playoffs foi uma equipe Sueca, o Hovås-Billdal IF que se classificou em quarto lugar na chave da equipe EARJ 1.


Já conhecíamos bem o adversário e iniciamos o jogo colocando pressão. O jogo ficou preso no meio-campo com as duas equipes exercendo forte marcação. Jan estava incansável na marcação e dava bons passes. Valente, agora no ataque, tramava boas jogadas com Léo e sempre ameaçava.

O adversário fez 1 a 0 numa cobrança de pênalti sem chances para Marinho. Daí em diante partimos para cima em busca do empate e da virada. Nosso gol de empate saiu no final do jogo em uma cobrança de falta sensacional de Valente. A bola entrou rente ao travessão após fazer uma curva que não deu a menor chance ao goleiro adversário, 1 a 1.

O jogo seguiu equilibrado até o final. Nossas melhores oportunidades de gol saíam de faltas muito bem cobradas por Valente. O adversário perdeu uma chance incrível batendo uma bola para fora após driblar Marinho. Final 1 a 1 e a decisão iria para os Pênaltis!


Nossos cobradores foram perfeitos! Dui Guth, Gustavo, Valente e Jan converteram as 4 primeiras cobranças com muita competência.

Marinho não conseguiu evitar os primeiros quatro penaltis cobrados pelo adversário, mas na quinta cobrança sua estrela brilhou. Nosso camisa 01 defendeu o pênalti adversário no canto inferior direito e deixou Guga com a responsabilidade de bater o pênalti da classificação.



Guga foi para a bola com confiança e bateu firme no meio do gol. Daí em diante foi só comemorar a classificação para o segundo round dos playoffs!



SEGUNDO ROUND

Poucas horas depois já estávamos em campo a para a disputa do jogo seguinte. O adversário desta vez era uma equipe Sueca, o Sollentuna United FK.


O jogo foi muito equilibrado desde o início. Bode e John tiveram atuação perfeita nos desarmes e saídas de bola. Gustavo Castro e Valente empurravam o adversário para seu campo usando muito bem a posse de bola no meio.


O adversário também atacava, principalmente com lançamentos pelas pontas, mas nossa defesa estava muito bem.

No intervalo o placar ainda estava 0 a 0 e no segundo tempo nos lançamos ao ataque em busca do gol da classificação. Numa boa trama ofensiva, a bola saiu da direita dos pés de Guga para Gustavo Castro. Este recebeu na meia direita, cortou para o meio e disparou de canhota um belo chute rasteiro de fora da área. A bola fez uma curva para fora e entrou no cantinho matando o goleiro adversário, 1 a 0!


Faltavam poucos minutos para o fim do jogo e o adversário veio com tudo em busca do empate. Numa suceção de escanteios (7 no total) sofremos uma pressão incrível, inclusive com o goleiro adversário quase marcando de cabeça dentro da nossa área.

Ainda teríamos que conter duas chances de gol do adversário. Na primeira o atacante entrou sozinho contra Marinho que defendeu a queima roupa com os pés. Na segunda, Marinho fez pose para as cameras ao defender uma falta bem cobrada pelo adversário.


Nos minutos finais seguramos a bola, fizemos um pouco de cera (a atuação de Marinho foi digna de um Oscar) e garantimos a classificação. Final 1 a 0!



TERCEIRO ROUND

A noite enfrentamos o Subiaco Junior Soccer Club (Austrália). Nosso terceiro jogo do dia começou muto equilibrado e com o adversário exercendo forte marcação.


O cansaço e a longa bateria de jogos fizeram com que nossa equipe diminuísse o ritmo do jogo. O adversário, mais forte fisicamente, pressionava principalmente nas bolas aéreas.


Num escanteio, o zagueiro adversário sobe mais alto que nossa zaga, dá um encontrão fazendo falta em Marinho e testa para a rede. O árbitro valida o gol ignorando a falta cometida em nosso goleiro, 1 a 0.


Daí em diante tentávamos trabalhar a bola e criar jogadas, mas o cansaço era visível e o bom desempenho dos defensores adversários impedia nossa reação.


No segundo tempo, em dois contra-ataques muito rápidos o adversário selou a virtória e decretou nossa eliminação na taça de Prata.


Saímos de campo cansados mas sabendo que demos o melhor enquanto tivemos força. Foi uma ótima campanha!

Parabéns EARJ 2!

Taça de Ouro (EARJ 1)


A equipe EARJ 1 conseguiu um feito inédito na Gothia Cup 2009: Classificou-se para o Playoff A (Taça de Ouro). A partir de então enfrentaríamos a elite da Gothia Cup e sabíamos que não seria fácil.


O adversário na primeira rodada de playoffs foi uma forte equipe inglesa, o South Dartmoor CC. O jogo foi de um time só... A equipe adversária se classificou em primeiro no seu grupo com uma campanha esmagadora (venceu seus jogos por 8x0, 4x0 e 4x0), uma real candidata ao título da Gothia Cup.


No primeiro tempo sentimos a pressão do jogo decisivo e começamos errando muitos passes. Em uma roubada de bola no nosso meio-campo o adversário marcou o primeiro em um rápido contra-ataque, 1 a 0. Demoramos a entrar no jogo e a truculência do adversário, fisicamente muito forte, frustrou qualquer tentativa de reação. Em mais dois ataques muito rápidos sofremos 2 gols e fomos para o intervalo perdendo por 3 a 0.


Sabíamos que seria muito difícil reverter o resultado no segundo tempo, pois o time adversário dominava as ações do jogo. Porém não desistimos e bravamente lutavamos contra as adversidades. Mostramos mais equilíbrio e conseguimos criar situações mais claras de gol, definitivamente um progresso em relação ao segundo tempo.


Cada vez mais arriscávamos e abríamos a defesa para os contra-ataques do adversário. No final do jogo, o placar elástico de 7 a o para o adversário ilustrou bem a disparidade entre as equipes, mas saímos de cabeça erguida da competição, pois com muita garra e disposição conseguimos nos classificar para a elite da Gothia Cup, feito inédito para equipes da EARJ.

Parabéns EARJ 1!

Terceiro Jogo Gothia Cup


No terceiro dia de jogos da Gothia Cup seria encerrada a fase de grupos. Nossos dois times tinham 1 vitória e 1 derrota em suas campanhas e para esse terceiro jogo só a vitória nos classificaria para a Taça de Ouro. Na Gothia Cup, os dois primeiros colocados de cada grupo seguem para o playoff da elite do torneio (Taça de Ouro), enquanto as equipes colocadas em terceiro e quarto lugares seguem para o playyoff B (Taça de Prata) numa disputa contra os terceiros e quartos dos outros grupos.


EARJ1 x Aalborg Chang

O jogo começou muito nervoso e com uma série de lances ríspidos por parte de ambas as equipes. O árbitro teve muito trabalho para acalmar os ânimos. Logo aos 6 minutos Rafa Kemp comete uma falta e recebe cartão amarelo. Insatisfeito com a marcação do árbitro nosso meia chuta a bola para longe e é expulso de campo.

Mesmo com um a menos o jogo continuava equilibrado. Chegamos ao intervalo sem tirar o zero do placar e tendo que adaptar a forma de jogar da equipe, pois tinhamos um jogador a menos.

No segundo tempo tivemos uma atuação heróica! Defendiamos com vigor e atacávamos raramente em virtude da desvantagem numérica. Numa ótima enfiada de bola de JP, Kevin recebe, ganha do zagueiro e marca. 1 a 0!

Com a vantagem no placar acabamos nos retraindo ainda mais. Ao tentar retardar uma cobrança de falta do adversário, PU recebe o segundo cartão amarelo e também é expulso. Nesse momento contávamos com 8 jogadores de linha contra 10 do adversário e a pressão sobre nossa defesa era enorme.


Os minutos finais foram eletrizantes. O adversário estava todo dentro do nosso campo e em algumas oportunidades até o goleiro adversário veio a nossa área para tentar empatar. Mas o dia era nosso e com muita raça seguramos o 1 a 0 no placar e nos classificamos para a elite da Gothia Cup, a taça de Ouro! Final 1 a 0.

EARJ2 x Onsala BK

Na outra partida decisiva do dia enfrentamos o Onsala, que naquele momento brigava conosco por uma vaga na taça de ouro.


Como o jogo era uma espécie de final da primeira fase para as duas equipes, o equilíbrio era grande. Tivemos a primeira chance num chute de Dui Guth que o goleiro adversário defendeu.

A primeira boa chance do adversário aconteceu aos 10 minutos e após escapada pela esquerda, o atacante adversário dicide com Bode dentro da área e toca na saída de Marinho. 1 a 0.


No final do primeiro tempo, Guga comete falta na meia esquerda e numa jogada muito bem ensaiada e executada o adversário marca numa bole cabeçada, 2 a 0.

Voltamos para o tudo ou nada segundo tempo. Nos lançamos ao ataque com muita disposição e logo aos 2 minutos √alente faz ótima jogada individual mas bate para fora. Aos 5 minutos, Jan pega de primeira da meia-lua uma sobra de bola e o chute passa rente ao travessão.

Continuávamos a pressionar e o adversário não passava do meio-campo. Porém nossa falta de pontaria e de sorte não nos permitiam marcar. Léo acerta bom chute na sobra do goleiro mas este faz boa defesa.

Antes do apito final tivemos ainda 3 boas chances de gol: uma falta de Valente e duas finalizações de Gustavo Castro e Guga Kemp. Porém, quem marcou e selou a vitória num contra-ataque mortal foi o adversário. 3 a 0 num forte chute no ângulo sem defesa para Marinho.

Terminávamos então a primeira fase classificados em terceiro lugar no grupo e prontos para os desafios da Taça de Prata no dia seguinte.

Segundo Jogo Gothia Cup

EARJ 2 x Start, IK

A equipe EARJ2 iniciou o dia as 9h da manhã enfrentando a boa equipe do Start IK. O adversário saiu na frente numa boa jogada ensaiada de escanteio finalizada de cabeça pelo atacante, 1 a 0.


Iniciamos a reação a partir do gol. Criávamos boas jogadas de ataque e numa delas Valente recebeu ótimo passe em elevação de Léo, driblou o goleiro e só empurrou para a rede, 1 a 1.


No segundo tempo voltamos com tudo em busca da virada. Guga, um leão na zaga, passou em profundidade na ponta direita para Valente rabiscar 2 adversários antes de chutar cruzado rasteiro com precissão, 2 a 1.


O adversário parecia batido e sem muitas forças para reagir. Nosso time manteve a posse da bola e defendeu bem quando foi necessário. Nos minutos finais Dui Guth roubou a bola do adversário no seu campo, partiu pra cima do goleiro e tocou entre suas pernas para fechar o placar, 3 a 1.




EARJ 1 x Älvsjö AIK

A equipe EARJ 1 entrou em campo as 16:00 contra o Älvsjö AIK, uma forte equipe local. O jogo foi muito truncado desde o início.


Nosso meio-campo foi o destaque com Chebar, PU e Tony Arraes armando as principais jogadas. Moreira e Bucsan davam boa segurança e o adversário raramente ameaçava nos contra-ataques.


Apesar do domínio do jogo, não conseguíamos traduzir essa boa performance em gols. A pontaria não estava boa e a sorte também não estava do nosso lado. Numa escapada rápida pela direita, o adversário aproveitou-se do desequilíbrio da nossa defesa e fez 1 a 0 num belo contra-ataque.


O panorama do jogo continuou o mesmo após o gol, pressionávamos mas não conseguíamos marcar. Definitivamente não era o nosso dia... Placar final 1 a 0.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Primeiros Jogos na Gothia Cup










Chegamos em Gotemburgo Domingo e na Segunda-feira pela manhã já estavamos de pé para o início dos jogos na Gothia Cup.

O regulamento do torneio é um pouco diferente de Helsinki, principalmente no tocante a faixa etária das equipes. Decidimos escalar duas equipes mistas na mesma categoria B-15, uma excelente oportunidade para os meninos jogarem com os amigos que ficaram em time diferente no primeiro torneio.

EARJ 1:

Rafa Kemp
Viegas
Chebar
Kevin
JP
Bijos
Moreira
Phill Ayres
Brenno
Arthur
Pu Rodrigues
Tony Arraes
André Bucsan
André Cristoph



EARJ 2:

Buffara
Raphael Carneiro
Patrick
Valente
Léo
John
Jan
Gus Oliveira
Guga Kemp
Gustavo Castro
Esteban Martinez
Dui Guth
Marinho


EARJ 1 x Hovås-Billdal IF

Nossa estréia foi contra uma equipe sueca, o Hovås-Billdal IF. Desde o início do jogo ameaçamos o adversário com boas tramas ofensivas, principalmente com Pu e Kevin pelo lado direito do ataque.

O adversário marcava bem e saía nos contra-ataques com muita velocidade. Numa dessas arrancadas aos 10 min do primeiro tempo, o atacante invade pela direita e bate forte no ângulo. 1 a 0.

Voltamos para o segundo tempo mais ligados no jogo e com a marcação ajustada, especialmente no meio-campo com destaque para Chebar e Tony Arraes que igualavam com precisão e ganhavam sempre a segunda bola. Após jogada pela esquerda, a bola é alçada na área e Pu com precisão bate de primeira com o pé direito. 1 a 1!

Com o empate nosso time se animou e pressionou cada vez mais o adversário. Viegas, que esteve incansável na marcação na saída de bola dos adversários, aproveita o rebote de uma falta cobrada por JP e de cabeça completa para o fundo do gol. 2 a 1! Faltavam apenas 2 minutos para o fim da partida e seguramos a bola esperando o apito final. Fim de jogo e esteávamos com vitória na Gothia Cup! Placar final 2 a 1.


EARJ 2 x IK Franke 2

Logo em seguida entramos em campo para a estréia do EARJ 2 contra o IK Franke também da Suécia.

Não contávamos com Gustavo Castro, que teve uma indisposição e não pode jogar esse jogo, e começamos um pouco sonolentos na marcação. O adversário aproveitou-se disso e marcou o primeiro gol antes dos primeiros 5 minutos. 1 a 0;

Trabalhávamos bem a bola mas esbarrávamos na boa postura defensiva da equipe sueca. Valente e Léo se destacavam em boas combinações e jogadas individuais, e depois de algumas tentativas tivemos uma falta na entrada da área pelo lado esquerdo. Valente cobrou com perfeição, sobre o terceiro homem da barreira e sem defesa para o goleiro. 1 a 1.

A partir daí pressionamos, criamos chances, mas sempre sofríamos com os rápidos contra-ataques do adversário, o que tem sido uma constante nos jogos contra os europeus. Numa escapada rápida sofremos o segundo gol faltando poucos minutos para o fim da primeira etapa. 2 a 1.

No segundo tempo o panorama era o mesmo e cada vez mais nos lançávamos ao ataque em busca do empate. John na zaga e Marinho no gol trabalhavam muito pouco. A marcação adversária encaixou no meio-campo de tal forma que tivemos poucas chances claras. O balde de água fria veio faltando 5 minutos para o fim do jogo. Em mais um contra-ataque fulminante eles matcaram o terceiro e definiram o jogo. Final 3 a 1.

Na parte da tarde curtimos um passeio pelo centro de Gotemburgo e assistimos ao jogo do Cruzeiro no Heden Center. Foi bom ver uma equipe brasileira representar bem nosso país na categoria especial B-17 para clubes convidados. O time mineiro venceu o Paris FC por 3 a 1 numa partida disputada e cheia de cartões amarelos e vermelhos. Valeu a nossa torcida, em especial é claro do único cruzeirense da delegação André Bucsan.

Em breve mais jogos e fotos.

Abs,

Gustavo Dias



segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cruzeiro Silja Line











Neste Domingo chegamos a Gotemburgo após cruzar o mar Báltico na travessia Helsinki-Estocolmo. O passeio foi muito divertido e todos curtiram muito o navio.

Em breve posts com os jogos da Gothia Cup!

abs,

Gustavo Dias