sábado, 11 de julho de 2009

Jogos Finais em Helsinki














Na última rodada em Helsinki enfrentamos adversários difíceis, brigamos pela classificação e fechamos bem nossa participação no torneio.

Equipe B-15

Nossos dois últimos adversários eram os líderes da chave e estavam disputando a vaga de primeiro lugar do grupo.
Jogo: EARJ Brazil x HJK

O HJK é o maior clube de Futebol da Finlândia e nosso jogo contra um dos favoritos ao título ocorreu num campo ao lado do estádio onde se joga a Final.
Começamos o jogo cometendo alguns erros de posicionamento em função da larga dimensão do campo (o maior que jogamos até agora). O adversário, mais a vontade, abusava das bolas em profundidade e ameaçava. Numa enfiada de bola na esquerda, John choca-se ombro a ombro com o atacante dentro da área e o juiz marca pênalti... Para nossa sorte o cobrador adversário bate para fora!
O placar seguia 0 a 0 no segundo tempo, nossos meninos igualaram a força física do adversário usando a técnica do futebol brasileiro. Numa ótima bola em profundidade de Valente, PU consegue finalizar mas o goleiro faz grande defesa. O jogo seria decidido no detalhe.

Faltando poucos minutos para o fim da partida a sorte nos abandonou mais uma vez. Num cruzamento rasteiro o adversário bate de primeira e a bola desvia na zaga antes de entrar, deixando Arthur completamente vendido no outro canto. 1 a 0.

Nos poucos minutos restantes ainda pressionamos mas não havia muito tempo para reagir. Saímos de campo um pouco decepcionados, porém com a certeza de ter feito um jogo duro contra um dos prováveis favoritos ao título da competição. final 1 a 0.


Jogo: EARJ Brazil x EIF

O segundo jogo foi contra o EIF, equipe local que disputava a vaga do nosso grupo com o HJK.
O campo era menor que o habitual, fazia frio no fim de tarde em Helsinki e nossos meninos nsentiram muito o cansaço da bateria de jogos dos últimos dias.
Desde o início percebemos que o adverário não veio para brincadeira. Com um jogo extremamente físico, porém leal, o oponente anulava nossas principais tentativas e construía situações de gol com facilidade.

No segundo tempo conseguimos criar algumas chances mas nada que impedisse a vitória do adversário. Tentamos compensar o cansaço com muita raça, mas o placar final acabou sendo largo. 4 a 0.
Em um gesto de respeito e amizade os meninos Finlandeses pediram para tirar uma fotografia com nossa equipe ao final do jogo. O clima de "fair play" contagiou a torcida que aplaudiu bastante os representantes do futebol brasileiro.



Jogo: EARJ Brazil x Woden Valley (Australia)

Após uma noite de muita chuva em Helsinki, algumas partidas foram remarcadas para campos alternativos em virtude da falta de condição de jogo de alguns campos. Nosso jogo no Tali foi remarcado para um campo de areia dentro do mesmo complexo esportivo. Após extensa conversa com a comissão técnica adversária decidimos pelo cancelamento da partida em virtude dos riscos de lesão ao se jogar num campo duro e sem grama. o cansaço acumulado dos meninos nos fez tomar a decisão, pois era necessário preservá-los para o próximo torneio.

Os Australianos tiraram fotos, fizeram amizade com nossos meninos e apesar de também optarem por não jogar, lamentaram muito não ter a oportunidade de aprender um pouco com os brasileiros.

Classificação final da chave:
1 EIF 19 pts
2 HJK 19 pts
3 PK-35 11 pts
4 FC Vikingit 10 pts
5 MPS 9 pts
6 EARJ Brazil 5 pts (jogou 1 jogo a menos)
7 Woden Valley 4 pts (jogou 1 jogo a menos)
8 EPS Rock 0 pts

Que venha a Gothia Cup!



Equipe B-14

Jogo: EARJ Brazil x KOPSE

A equipe mais nova começou o terceiro dia enfrentando o KOPSE. Desde o início pressinávamos com PU e léo fazendo as principais jogadas ofensivas. A arbitragem estava num dia daqueles! Além de marcar muitos impedimentos duvidosos (o adversário fazia linha de impedimento o tempo todo), invertia algumas faltas e laterais.

Nosso time não se abalou e continuou pressionando. Apesar do nosso esforço não conseguimos tirar o zero do placar e o jogo terminou empatado, 0 a 0.

Jogo: EARJ Brazil x EsPa 95

Na segunda partida do dia nosso meninos estavam com fome de gol. começamos pressionando muito a saída de bola e conseguindo boas chances logo no início da partida. Conseguimos uma falta nas imediações da grande área. JP cobrou com categoria e na sobra do goleiro Gustavo Castro marcou com oportunismo. 1 a 0.
Apesar da vantagem continuávamos a buscar o gol adversário. Após receber ótimo passe em profundidade, Gustavo Castro marca mais um batendo no ângulo na saída do goleiro. 2 a 0.

Nos momentos finais da partida o momento mais marcante do jogo. JP sofre falta, porém a jogada segue (lei da vantagem) e Brenno acerta um chute cinematográfico no ângulo. Um golaço! Cumpria-se o feito de Brenno, que dias antes prometera fazer o tempo parar com uma jogada mágica! Curtimos muito essa vitória, 3 a 0.

Jogo: EARJ Brazil x HJK

Na última partida enfrentamos mais uma vez o HJK, que outrora havia enfrentado a equipe B-15 nesta categoria.

A versão B-14 do time Finlandês foi dominada desde o início pelo nosso time. Trabalhávamos a bola muito bem, especialmente no meio-campo com Tony Arraes e André Cristoph, incansáveis no ataque a na defesa.

PU também se destacava nas arrancadas pela direita, e numa ótima jogada individual sofre falta à direita da grande área. JP bate com muito efeito e marca, 1 a 0!

Com a vantagem no placar nosso time tocou a bola, envolveu o adversário e ainda criou chances de gol. Numa arrancada pela esquerda Léo lançou Gustavo Castro na linha de fundo e este cruzou rasteiro para JP completar para o gol. 2 a 0.

Fechávamos então nossa participação na Helsinki Cup com uma ótima campanha (6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota).
Classificação final da chave:

1 FC Vikingit 18 pts
2 EARJ Brazil 13 pts
3 EsPa 95 9 pts
4 HJK 9 pts
5 KOPSE 8 pts
6 MPS 4 pts
7 FC POHU 0 pts

Apenas o campeão de cada chave se classifica para os playoffs. Nossa colocação final na categoria foi vigésimo quarto (24) de um total de 64 times. Parabéns aos meninos pela ótima campanha!


Abs,

Coach Gustavo Dias
Coach Neíse Abreu

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Gustavo. Parabéns, mais uma vez, para os nosso meninos. Valeu o esforço, a garra e determinação de cada um deles. Gotemburg que nos aguarde !!!!
Abraço forte para todos e um grande beijo no meu filhão, Leo.
Sylvia.

Anônimo disse...

estamos daqui sempre em cima dos lances! valeu o esforço. um abraço forte para todos e um recado para o meu jp: sorria nas fotos que a mamãe e o papai estão com saudades!
regina.

Anônimo disse...

Neise, Gustavo e time - excelente atuação no primeiro campeonato ... muito boa sorte no próximo ! Vocês já provaram que são capazes - vamos lá !!! Um abração em todos e um beijo carinhoso no meu filho André.
Irene Bucsan

Anônimo disse...

Este é um recado para meu filhote JP: liga pra mim...
Saudades,
Mamãe.

Anônimo disse...

Olá pessoal,
É muito bom fazer parte desta equipe. Voces estão todos de PARABENS. Vamos agora para outra jornada. Mais uma vez boa sorte e muita garra. Um beijo para voces e um muito especial para meu filho Gustavo.
Cristina